terça-feira, 20 de agosto de 2013

Justiça manda ANS rever avaliação antes de suspender planos de saúde

ANS anunciou nova suspensão de 212 planos de saúde de 21 operadoras. Decisão anula suspensão para associadas da FenaSaúde, diz advogado.

Do G1, em São Paulo

A Justiça determinou que a ANS (Agência Nacional de Saúde) reveja os critérios de avaliação dos planos de saúde e de contabilização de reclamações dos usuários antes de suspender a venda de novos planos à população.

Em decisão proferida nesta terça-feira (20), o desembargador Aluisio Gonçalves de Castro Mendes, do Tribuna Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) atendeu parcialmente pedido da FenaSaúde (Federação Nacional da Saúde Suplementar) e determinou que a ANS não considere em seus cálculos as reclamações que não foram objeto de análise; as que tenham sido objeto de análise pela necessidade de realização de diligências; e as que tenham sido objeto de análise pela não obrigatoriedade de cobertura até o julgamento definitivo do agravo de instrumento.

Segundo o advogado que representa a FenaSaúde, Guilherme Valdetaro Mathias, a decisão anula os efeitos da nova suspensão anunciada nesta terça-feira pela ANS para os associados da federação, que representa 17 grupos de operadoras, incluindo Amil e Sul América. "Para os associados da FenaSaúde, esta nova suspensão não tem validade", afirma.

Nesta terça-feira, a ANS anunciou a suspensão da venda, por três meses, de 212 planos de saúde, administrados por 21 operadoras. Segundo a agência, a medida foi tomada por descumprimento de prazos estabelecidos para atendimento médico, realização de exames e internações, além de negativas indevidas de cobertura.

A ANS disse, por meio de nota, que ainda não foi formalmente comunicada de decisão judicial e "tem convicção da qualidade do processo que analisa as reclamações vindas dos consumidores". A agência afirma manter "a posição de que o processo de monitoramento da garantia de atendimento é essencial na regulação do setor e visa a proteção dos consumidores".

Em nota, a Fena Saúde afirmou que a decisão da Justiça determina que a ANS refaça as avaliações, excluindo as reclamações que não receberam decisão definitiva no processo administrativo competente.

"A suspensão do direito de comercialização de produtos anunciada pela agência na data de hoje, em relação às associadas à Fena Saúde, fica interrompida até que a ANS promova nova avaliação", afirma a federação. Segundo a assessoria de imprensa da Fena Saúde, das 21 operadoras da nova lista de suspensão, apenas Amil e Sul-América são associadas à federação.

A Fena Saúde argumenta que várias ilegalidades estariam sendo praticadas pela agência no critério atualmente utilizado para a suspensão de planos e que o modelo não leva em conta o empenho da empresa em atender a reclamação ou as reparações voluntárias praticadas pelas operadoras.

A federação diz que decidiu entrar na Justiça após não ser atendida pela ANS em suas considerações e questionamentos. 

"Apesar do exposto, as adequações necessárias não foram efetuadas, razão pela qual a Federação optou por ajuizar ação cautelar visando à suspensão temporária desse processo feito pela ANS, uma vez que não obedece aos princípios constitucionais do devido processo legal, da ampla defesa e do contraditório", diz o comunicado.

Em ação cautelar ingressada na 1ª instância, o pedido da entidade tinha sido negado. Agora, no julgamento do agravo de instrumento, o desembargador entendeu não ser razoável que uma empresa receba pontuação negativa na avaliação mesmo sem estarem esgotadas as possibilidades de defesa da operadora de plano de saúde e sem que haja a constatação da irregularidade. O mérito do recurso, entretanto, ainda será julgado pelo tribunal.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...