terça-feira, 22 de outubro de 2013

Seria o Santo Sudário a primeira fotografia da História?

Historiador sul-africano defende teoria de que o tecido que supostamente envolveu o corpo de Cristo foi criado por "fotógrafo" da Idade Média.


Fonte da imagem: Wikipédia 
 
Como você sabe, o Santo Sudário — também conhecido como Sudário de Turim — é uma relíquia histórica que há séculos fascina tanto a religiosos como céticos. A sua origem ainda causa muita polêmica, e trata-se de um enorme lenço de linho com aproximadamente 4,5 metros de comprimento e 1,1 de largura que traz em sua superfície a imagem de um homem de 1,83 metros de altura, cuja identidade é supostamente atribuída a Jesus Cristo.

As primeiras referências sobre o Sudário aparecem na própria bíblia, e a peça já era tida como o tecido que envolveu o corpo de Cristo desde o século 14. No entanto, a famosa imagem que todos conhecemos foi descoberta pelo fotógrafo italiano Secondo Pia apenas em 1898, quando ele encontrou a nítida figura de um homem no negativo de uma fotografia que ele havia tomado da relíquia.

Estudos e controvérsias  

  
Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
 
De lá para cá, o Sudário sobreviveu à passagem do tempo, inúmeras viagens, incêndios, restaurações, análises científicas e um sem fim de estudos, e inclusive foi submetido à famosa datação por radiocarbono, que traçou a sua origem ao período entre 1260 e 1390. Esse resultado ainda é muito discutido, e é claro que a peça continua sendo alvo de muitas controvérsias e teorias, já que ninguém conseguiu provar com absoluta certeza que se trata do tecido que envolveu o corpo de Jesus.

Uma dessas teorias é a de Nicholas Allen, um historiador que acredita que a peça seja a primeira fotografia da História, feita 500 anos antes de essa arte ter sido formalmente inventada. Segundo o Allen, existem inúmeros documentos que remontam da antiguidade e que trazem referências sobre alguns princípios da fotografia e, conforme explicou, não faltam evidências de que esses conhecimentos já circulavam durante a Idade Média.
Evidentemente, naquela época não existiam câmeras, filmes ou papéis fotográficos. No entanto, antes mesmo do nascimento de Cristo já se conheciam os princípios da “câmara escura” que, basicamente, consiste em uma simples caixa com uma pequena abertura em um dos lados coberta com uma lente pela qual a luz passa e reflete uma imagem invertida. Esse “equipamento” serviu de base para o surgimento da fotografia e é a mesma ideia por trás das câmeras estenopeicas.

Fotografia medieval


Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
 
Segundo Allen, para conseguir produzir uma imagem tão grande como a do Sudário, a pessoa que criou a peça teria transformado um quarto em uma câmara escura, impedindo que a luz passasse por janelas ou portas, deixando apenas uma pequena abertura para a lente. Além disso, o tecido teria sido tratado com substâncias químicas — como o sulfato de prata — que o tornavam sensível à luz, ou seja, o material teria sido transformado em um negativo.

Assim, para produzir a figura, o suposto “fotógrafo” só precisaria posicionar um corpo fora da câmara e projetar a sua imagem sobre o tecido tratado por tempo suficiente para criar a impressão em negativo. Aliás, para provar que esse truque era possível, Allen reproduziu diversas réplicas do Sudário utilizando essa mesma técnica e usando apenas materiais disponíveis na Idade Média.

Mais controvérsias

Fonte da imagem: Reprodução/The Telegraph
 

A teoria de Allen se tornou bem famosa há alguns anos, e acabou dando origem a novas hipóteses. Com base nos estudos do historiador, inclusive foi sugerido que ninguém menos do que Leonardo da Vinci teria sido o astuto responsável pela criação do Santo Sudário, utilizando um cadáver e uma peça de tecido com aparência envelhecida. Há inclusive quem acredite que o rosto que aparece na relíquia seria um autorretrato do gênio!

Entretanto, apesar de tantas hipóteses, análises e estudos, o mistério sobre a verdadeira — e definitiva — origem do Sudário continua, e o mesmo pode ser dito sobre se esse fascinante tecido realmente seria ou não a primeira fotografia da História. Você pode conferir um breve vídeo (em inglês) no qual Nicholas Allen descreve suas descobertas através deste
link.
***
 

E você, leitor, já conhecia essa teoria sobre a origem do Santo Sudário? Acredita que a hipótese é plausível ou pensa que seria impossível reproduzir esse tipo de técnica fotográfica em plena Idade Média? Além disso, o que você acha sobre a suposta autoria da relíquia? Não deixe de contar para a gente nos comentários.

Referência:
Mega Curioso
Fontes: Smithsonian, The Examiner , The Telegraph , PBS 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...